Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Acusado injustamente é solto com revisão criminal proposta pela Defensoria da Bahia

    há 12 anos

    "É uma cultura geral do Poder Judiciário brasileiro. Como se fosse uma 'sede' de punir cidadãos. É um fato que pode estar acontecendo com qualquer julgamento aqui no país", disse o defensor público Rafson Ximenes, quando se referiu ao caso do técnico em telefonia, Jonas da Silva Cruz, de 53 anos, residente em Salvador foi acusado de estupro, injustamente, em 1995. O defensor público fez uma revisão criminal que foi julgada este mês e Jonas fora absolvido por insuficiência de provas. O técnico estava preso desde 2008, quando foi tirar um atestado de antecedentes criminais sem saber do que estava acontecendo.Para Ximenes, assim como a situação de Jonas, muitos outros inocentes podem estar nesta mesma situação.

    "Eu não fiz nada e fui acusado de estupro", disse Jonas ao se referir à jovem Lucineide Santos Souza, uma vizinha que, na época, tinha 12 anos. Morador de Nova Sussuarana, ele perdeu emprego, perdeu a casa e muitas amizades. Perdeu tudo que havia conquistado, mas nunca desistiu de provar sua inocência. No início de 2011, 16 anos depois, Lucineide, hoje adulta, resolveu falar a verdade: não houve estupro e nem mesmo assédio. Ao juiz da Vara de Execuções Penais, Lucineide revelou que toda a história fora criada por sua mãe e que Jonas sequer a tocou.

    De acordo com o depoimento de Lucineide Santos, devido a primeira relação sexual de sua vida com um namorado da época, sua mãe percebeu um sangramento na garota e resolveu incriminar Jonas da Silva por motivo de brigas passadas. O Juiz acreditou na única prova existente, o depoimento da menina, alegando que criança não mente. Na revisão criminal, Rafson Ximenes defendeu a tese do suíço Jean Piaget, quando diz: "A criança, em virtude de seu egocentrismo inconsciente, é levada espontaneamente a transformar a verdade em função dos seus desejos e ignorar o valor da veracidade".

    Para Ximenes, a Justiça Brasileira pecou ao incriminar o técnico em apenas ter ouvido o depoimento da criança. "Não tiveram presentes mais testemunhas. Seria necessário ouvir mais pessoas, entender mais o caso. Não poderia dar o parecer apenas com uma única fala", concluiu.

    • Publicações2033
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações649
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acusado-injustamente-e-solto-com-revisao-criminal-proposta-pela-defensoria-da-bahia/2964861

    Informações relacionadas

    Daniel Maidl, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Pessoa presa injustamente pode receber indenização do Estado?

    Victor Sousa, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo - Revisão Criminal da Defesa Criminal

    Tribunal de Justiça do Mato Grosso
    Jurisprudênciahá 6 anos

    Tribunal de Justiça do Mato Grosso TJ-MT - Apelação: APL XXXXX-18.2014.8.11.0042 MT

    Ele passou três anos preso injustamente – e conta como é a vida na cadeia

    Notíciashá 10 anos

    União estável entre três pessoas é oficializada em cartório de Tupã, SP

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)