Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DPE participa da homenagem a Giocondo Dias

    há 10 anos

    Endossando a decisão da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia de homenagear o Deputado Estadual Constituinte Giocondo Dias, do Partido Comunista Brasileiro, eleito em 1946 e cassado dois (02) anos depois, a DPE participou da devolução simbólica do seu mandato e da comemoração do seu centenário de nascimento, com a presença da Defensora Geral Vitória Bandeira na mesa dos trabalhos, em sessão especial , quarta-feria, 20/11, no Plenário do Palácio Deputado Luis Eduardo Magalhães.

    A homenagem a Giocondo Dias, proposta pelo Deputado Marcelino Galo, contou com a presença do Governador Jaques Wagner, do Presidente do Legislativo, Marcelo Nilo, deputados, vereadores de Salvador, militantes comunistas históricos e figuras de destaque no cenário político e intelectual da Bahia.

    A Defensora Geral Vitória Bandeira destacou a importância e a força simbólica do ato de resgate da memória do homenageado, "um baiano que deixou um exemplo de patriotismo e de resistência na luta pela redemocratização do País, pós-guerra. Um paradigma para nossa juventude e para os homens públicos de hoje".

    Giocondo Gerbasi Alves Dias era natural de Salvador, militar, combatente da Revolução Constitucionalista de São Paulo, em 1932, liderou a Intentona Comunista , em 1935, no Rio Grande do Norte, e foi exilado político depois do golpe militar de 1964. Morreu em 07 de setembro de 1987.

    • Publicações2033
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações77
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpe-participa-da-homenagem-a-giocondo-dias/112130285

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)